NO AR

Avozdaraposa@gmail.com

avozdaraposa.com.br

Brasil

FENÔMENO ÚNICO EM MEIO À POLARIZAÇÃO”, DIZ ANALISTA SOBRE ‘JOSIMARISMO’ NO MARANHÃO

Publicada em 15/12/24 às 11:20h - 4 visualizações

por Avozdaraposa@gmail.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Avozdaraposa@gmail.com)
Em seu artigo, o jornalista Udes Filho, editor do site O Quarto Poder, analisou a consolidação do PL sob a liderança do deputado Josimar no estado.

O crescimento do Partido Liberal (PL) no Maranhão tem desafiado a supremacia do bolsonarismo dentro da sigla, evidenciando uma dinâmica regional liderada pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho. Este movimento, apelidado de “josimarismo” — em alusão aos termos “bolsonarismo” e “lulismo” amplamente usados pela imprensa política brasileira — tem demonstrado força própria no estado, independentemente da influência do ex-presidente Jair Bolsonaro.

É o que diz o jornalista Udes Filho, editor do site O Quarto Poder, em artigo publicado na tarde deste sábado, 14. No texto, o analista político também revelou que o “Josimarismo” tem gerado não apenas o crescimento do PL em território maranhense, mas também a formação de submovimentos internos que ajudam a expandir ainda mais a influência de Josimar em diversos municípios.

De acordo com o comunicador, isso acontece nos municípios da Raposa, com o “Euderismo”; Chapadinha, com o “Belezinharismo”; Igarapé do Meio, com o “Almeidarismo”; e em Zé Doca, com o “Josinharismo”.

“Esses submovimentos locais são uma extensão do poder de Josimar, onde líderes aliados ao deputado ganham força política com a marca do PL e o apoio da sua liderança, consolidando ainda mais o “Josimarismo” em cada região”, escreveu.

De acordo com Udes, os resultados eleitorais confirmam a força desse movimento. Em 2022, o PL no Maranhão elegeu quatro deputados federais e cinco estaduais, superando partidos tradicionais como o PT, que conseguiu apenas um representante no Congresso e nenhum na Assembleia Legislativa. Já em 2024, o partido comandado por Josimar conquistou 40 prefeituras, enquanto o PT ficou com apenas duas. Esses números são ainda mais impressionantes considerando que o Maranhão é historicamente um reduto do lulismo.

“Com Valdemar Costa Neto claramente alinhado ao diretório estadual, o “Josimarismo” não só se fortalece, mas também desafia os limites do bolsonarismo dentro do PL. Por enquanto, no Maranhão, a liderança de Josimar segue incontestável, e o “Josimarismo” desponta como um fenômeno político único em meio à polarização nacional”, completou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

98988360370

Visitas: 43195
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Avozdaraposa@gmail.com